No final de semana do dia 16 e 17 de março de 2019, foi realizado o 4° Movimento Pró Sono em 14 cidades do Brasil, onde tivemos centenas de participantes. O evento mobiliza pessoas pelo país sobre a importância da qualidade do sono, tanto nos parques quanto nas mídias, e conta com o apoio de muitas entidades e empresas.
O 4º Movimento Pró Sono ajuda a conscientizar a população sobre ter um sono tranquilo para uma vida mais saudável. O evento é sempre gratuito e acontece em: São Paulo, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza, Vitória. Todo esse grande movimento, que cresce a cada ano, só é possível com a união de forças e empenho de cada profissional envolvido do VitalAire, marca internacional da Air Liquide HealthCare.
Em média 50% da população tem problemas para dormir e desconhece que um sono reparador pode ser uma verdadeira terapia, enquanto que uma noite mal dormida, pode refletir em malefícios que atrapalham muito o seu dia-dia. No caso, a Apneia Obstrutiva do Sono, quando diagnosticada pelo médico e sob indicação médica, é a doença mais tratada pelos Consultores VitalAire. Nossos Consultores de Terapia Respiratória realizarão o fornecimento dos equipamentos aos pacientes, bem como, os ajustes de parâmetro e acompanhamento contínuo de terapia respiratória com Cpap e Binível, podendo escolher e renovação de máscara quando necessário.
Saiba mais e acompanhe as novidades na página do Instagram e Facebook do VitalAire!
Confira algumas das reportagens sobre o 4º Movimento Pró Sono:
Um dado alarmante: acredita-se que praticamente 100% da população mundial, em algum momento da vida, sofre ou sofrerá de algum problema relacionado ao sono, mesmo que por períodos curtos. Mais: pelo menos metade desta parcela desconhece que uma noite bem dormida é solução e verdadeira terapia. Se focarmos em distúrbios específicos, os números continuam altos. Só em São Paulo, um estudo recente apontou que 33% das pessoas sofrem de Apneia Obstrutiva do Sono.
O enorme desejo de mudar essa realidade levou ao nascimento do Movimento Pró Sono, uma iniciativa do VitalAire com propósito tão simples quanto importante. "A ideia é levantar a bandeira do sono de qualidade, que tem relação direta com qualidade de vida", explica Marcos Veiga, coordenador de segmento - Apneia do Sono, do VitalAire.
Segundo Marcos, um dos grandes objetivos é levar às pessoas das mais diversas idades, gêneros e classes sociais informações que quebrem paradigmas muito presentes na sociedade. "Roncar não é normal. Parar de respirar enquanto dorme também não. Participar do evento é se engajar, se ajudar e espalhar conhecimento de qualidade sobre o sono para mais e mais pessoas".
Justamente para estimular a sua adesão e já divulgar um pouco da gama de informação a qual você terá acesso gratuitamente na sua cidade no dia do movimento, separamos aqui algumas perguntas e respostas que esclarecem dúvidas frequentes sobre o tema.
Quais as consequências de uma simples noite mal dormida?
A curto prazo, os sintomas, que aparecem já após apenas uma noite mal dormida, vão desde sonolência diurna até dores de cabeça, irritabilidade, ansiedade e cansaço. A longo prazo, ganho de peso, depressão, diabetes, noctúria (necessidade de urinar muitas vezes durante a noite) e problemas cardíacos. Muito importante lembrar que, ao contrário do que muita gente pensa, uma noite mal dormida nunca poderá ser reposta. Então, vale o esforço para uma rotina do sono de qualidade.
Como saber se tenho algum distúrbio de sono?
Roncos, sensação de cansaço e sono durante o dia, dificuldade para dormir ou para acordar, são sinais claros que merecem atenção. Uma boa dica são os questionários bastante comuns e acessíveis na internet que ajudam a elucidar e avaliar, ainda que superficialmente. O VitalAiredisponibiliza alguns aqui. Sem dúvida, a melhor opção é sempre procurar ajuda especializada para ter clareza de diagnóstico e tratamento.
Quero dormir melhor, por onde começo?
É prioridade máxima estabelecer um ritual do sono. Ir para a cama e acordar, em geral, no mesmo horário todos os dias, não ingerir bebidas estimulantes à noite, evitar ao máximo o uso de eletrônicos antes de dormir, praticar exercício físico de alto impacto, de preferência pelas manhãs, são alguns dos itens para esta "higiene do sono", tão fundamental e tão negligenciada especialmente hoje em dia. Neste link você acessa uma matéria com todas as dicas para este objetivo.
Por que atividade física ajuda?
Exercícios físicos fazem o organismo produzir e liberar endorfinas, hormônios produzidos pelo cérebro que são verdadeiros analgésicos naturais que ainda ajudam no combate ao estresse. Por isso são relacionados a felicidade, bom-humor e bem-estar. Todos componentes que vão trabalhar em conjunto na hora de ir para a cama, favorecendo relaxamento, respiração fluida e sono de qualidade. Além disso, a prática regular de atividade física ajuda no controle de peso - a obesidade é um dos grandes fatores de distúrbios do sono.
Não tenho tempo para fazer exercícios físicos. E agora?
Qualquer atividade física é bem-vinda, de uma simples caminhada até atividades de alto impacto. O importante é manter-se ativo. Isso pode ser descer dois pontos de ônibus antes do seu ponto final, usar as escadas do prédio ao invés do elevador, alongar durante o trabalho, andar mais a pé e menos de carro... Exemplos que, com dedicação, são possíveis para todos.
Aproveite o movimento para ganhar inspiração! Vem com a gente!