Pular para o conteúdo principal

Apneia do Sono: conheça mais e saiba como tratar

05/07/2021 - 01:19 hs - Terapia Respiratória

A Apneia do sono é uma doença crônica que afeta em torno de 30% da população brasileira. A maioria das pessoas que sofrem desse distúrbio não sabem que possuem sintomas da doença e muitas também não sabem que têm tratamento. 

Roncos, engasgos, barulheiras noturnas, interrupções na respiração e outros fatores podem ser sintomas da doença que, muitas vezes, não é facilmente identificada, já que o indivíduo não os percebe enquanto dorme. Porém, alguns sinais após acordar e durante o dia podem estar relacionados com esse distúrbio. 

Sinais e sintomas da apneia do sono:

Alguns sinais e sintomas podem estar ligados a Apneia do Sono:

  • Você ronca constantemente durante a noite.
  • Durante toda a noite, está sujeito aos microdespertares, que acontecem devido a uma espécie de sufocamento, que causa, momentaneamente, uma interrupção da respiração, que gera a queda da oxigenação do sangue. 
  • Nas manhãs sente uma garganta ressecada, fortes dores de cabeça e sonolência excessiva. 
  • Durante o trabalho, ou nas rotinas comuns do dia a dia, é perceptível uma dificuldade em concentração, podendo haver cochilos durante suas tarefas e compromissos.
  • Sente frequentemente irritabilidade e estresse. 

Esses sintomas influenciam negativamente a saúde como um todo, já que muitas delas favorecem doenças cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio, AVC e hipertensão arterial sistêmica. 

Fatores de risco

  • Quadro de excesso de peso
  • Tabagismo
  • Consumo de álcool em excesso
  • Uso de sedativos sem prescrição ou acompanhamento médico
  • Maxilar inferior encurtado, que faz com que a língua se posicione muito atrás e tampe a garganta
  • Aumento de amígdalas e adenoides
  • Dormir em posição que prejudica a respiração, como de barriga para cima
  • Em casos mais graves, tumores.

Diagnóstico da Apneia do Sono

A identificação dos sinais e sintomas é importante para que haja o ponto de partida para a procura do médico que detecte uma doença e encaminhar para o tratamento mais adequado para cada tipo de caso. Por isso, ao notar sono agitado, ruidoso e alguns dos sintomas já citados acima, procure um médico para avaliação. 

É bastante provável que um dos exames solicitados seja a Polissonografia ou exame do sono, popularmente conhecido. Esse teste multiparamétrico é utilizado no estudo do sono e de suas variáveis ​​fisiológicas. Ser realizado em um laboratório do sono de um hospital ou clínica especializada. O paciente é monitorado por um aparelho que registra parâmetros como os batimentos cardíacos, atividade cerebral, movimentos oculares, respiração e o nível do oxigênio do sangue. 

Outra alternativa é o monitoramento feito a partir de um dispositivo portátil, feito por um aparelho posicionado ao punho e em dois dedos da mão do paciente. Durante a noite, o dispositivo identifica as condições do sono e o aparelho deve ser levado ao médico para que haja uma análise dos resultados. 

Após avaliação dos exames, o especialista pode diagnosticar uma apneia do sono e definir o melhor tratamento para cada caso.

Tratamento para Apneia do Sono com CPAP

Conhecer a origem do problema é o pontapé inicial para o especialista determinar o melhor tratamento para cada caso, pensando nas individualidades do paciente. Uma das formas mais eficazes contra a Apneia do Sono é o mecanismo CPAP - sigla para pressão positiva contínua nas vias aéreas, em inglês. O tratamento é realizado através de uma máscara que cobre nariz e boca e injeta ou para as vias respiratórias, facilitando a respiração noturna do paciente. 

Qual é o melhor tratamento para mim?

Com o programa de adaptação VitalAire, será possível identificar a melhor solução para o seu tratamento. Sendo assim, o consultor de terapia respiratória do VitalAire estará ao seu lado para explicar aspectos técnicos, responder a todas as suas dúvidas, prever qualquer problema que possa surgir e ajudar você a se sentir confortável para tornar suas primeiras noites mais fáceis * e o resto de sua vida melhor.

O programa de adaptação e acompanhamento ao CPAP do VitalAire é o nível 1 em evidências científicas, que foram realizados em 35 países, sendo considerado a opção mais completa para tratar a apneia do sono e cuidar da qualidade de vida com o melhor custo benefício.

Por ser um programa adaptado, pensando na individualidade, o sistema VitalAire se adequa a cada paciente, tornando o tratamento mais confortável e eficaz. Conheça nossos planos.

Ligue para 0800 555 0322 ou se preferir, faça o teste o aqui para descobrir a melhor solução para você.

* Pode levar no mínimo de uma a duas semanas para estar totalmente confortável com a máquina e a máscara.

 

Tags: Bipap Cpap