Pular para o conteúdo principal

Como é diagnosticada a Apneia do Sono?

O diagnóstico da apneia do sono é feito através de um estudo do sono ou com o exame de polissonografia.

Três maneiras fáceis de diagnosticar a Apneia do Sono:

  1. Uma maneira é perguntar ao seu/sua parceiro(a) ou a um membro da família se você ronca muito alto ou se perceberam que você pausa sua respiração durante o sono. Eles costumam ser os primeiros a perceber. (1,2)
  2. Uma outra maneira é responder ao Questionário de Berlim, um teste simples que indica se você corre algum risco.
  3. Você também pode gravar a si mesmo dormindo. Ao acordar, reproduza a gravação para verificar sua respiração. 

Se você suspeitar que sofre de apneia do sono, agende uma visita ao seu médico. Não se esqueça de levar o Questionário (de Berlim) “Corro Algum Risco?” e/ou a gravação do seu sono. Existem aplicativos para smartphones que podem te ajudar com isso.

O diagnóstico de apneia do sono só pode ser feito por médicos, seja por meio de um estudo do sono, em uma clínica do sono, ou em casa, usando um equipamento especial para realização do exame de polissonografia.

Visite seu médico

Ao visitar seu médico, ele avaliará seus sintomas e realizará um exame físico para avaliar se você precisa ser encaminhado para um especialista do sono. 

Se você visitar um especialista do sono, ele fará perguntas sobre seus sintomas e histórico médico. Você provavelmente terá de preencher um formulário – geralmente a Escala de Sonolência de Epworth(1) – sobre o quão sonolento se sente quando está acordado.

Ele também poderá medir seu peso e a circunferência do seu pescoço e realizar testes respiratórios. Se você apresentar sintomas da apneia obstrutiva do sono (AOS), o especialista prescreverá um estudo do sono para confirmar o diagnóstico.

Referências

1.Obstructive Sleep Apnoea, British Lung Foundation, 2014

2.Obstructive Sleep Apnoea- information prescription, www.nhs.uk