Pular para o conteúdo principal

Apneia obstrutiva do sono e o tabagismo

14/02/2020 - 07:45 hs - Terapia Respiratória
Apneia do sono, tabagismo, sono

Você já deve saber que o tabagismo é muito prejudicial para a saúde e para a qualidade de vida. o tabagismo está relacionado a uma maior incidência de ronco e de saos(1).  A fumaça do cigarro é agente irritante das mucosas e tende a causar inchaço nas narinas e na garganta, reduzindo o espaço por onde o fluxo de ar passa. Pela lógica, quanto mais estreita for a via aérea, mais difícil será respiração.

Falar sobre o tamanho do nariz não é o suficiente para explicar como o tabagismo influencia a síndrome da apneia obstrutiva do sono. Se você é fumante ou conhece alguém que seja, você deve saber que este vício está relacionado ao aumento dos índices de ronco e de SAOS.(1) Isso significa que tabagistas são mais susceptíveis a apresentar SAOS.

O tabagismo influencia a qualidade do sono

O tabagismo não só aumenta as possibilidades de desenvolver a síndrome da apneia obstrutiva do sono, como também influencia a qualidade do sono de modo geral.

  • Fumantes acordam com mais frequência durante a noite e apresentam mais distúrbios do sono.(2)
  • Fumar cigarros ou produtos à base de tabaco antes de dormir faz com que seja mais difícil adormecer e continuar dormindo porque a nicotina é um estimulante.(3)

E todos nós sabemos o quanto o sono é importante.

Você é um fumante e gostaria de dormir melhor? Diminuir ou parar de fumar pode ser a solução.

Fontes:

(1) Sleep breathing disorders – European Respiratory Society White Book (chapter 23)

(2) Top Sleep Council, The Sleep Council, http://www.sleepcouncil.org.uk/how-to-sleep/sleep-tips/, consultado em 07/27/2015.

(3) What causes insomnia?, National Sleep Foundation, http://sleepfoundation.org/insomnia/content/what-causes-insomnia, consultado em 07/27/2015.

 

Tags: Cpap