Pular para o conteúdo principal

Como mudar o estilo de vida

Adote mudanças no seu estilo de vida.

Adotar um estilo de vida saudável é uma parte fundamental do seu tratamento da apneia do sono para que você possa atingir maior proveito de sua terapia respiratória com CPAP e desfrutar ao máximo sua vida.

Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença!

O hábito de fumar, obesidade, consumo de bebidas alcoólicas, certos medicamentos e uma higiene do sono precária trazem prejuízos para sua saúde e todos contribuem para os sintomas da apneia do sono. (1-9) Por isso, ao encontrar maneiras de mudar o que você come e bebe – e perder peso e fazer exercícios – você perceberá uma mudança realmente positiva para sua saúde e bem-estar. Essas melhorias também incrementarão a eficácia da sua terapia CPAP.

Resumindo, para ter um estilo de vida saudável, você deve:

  • Fazer três refeições balanceadas por dia em horários regulares sentado a uma mesa em um local tranquilo e evitar grandes refeições antes de dormir.
  • Beber de 1.5 a 2 litros de água por dia (10) e limitar seu consumo de bebidas alcoólicas e bebidas à base de cafeína, tais como café e bebidas energéticas, especialmente no final do dia. (3,4)
  • Praticar exercícios regularmente. (11)
  • Não fumar (6,12)
  •  Adotar uma boa higiene do sono.

É fácil falar… Mas vamos compartilhar algumas dicas para apoiar você ao adotar essas mudanças no seu estilo de vida:

Evite comer salgadinhos e “junk food” (alimentos industrializados). E troque sua sobremesa por um alimento mais saudável, como um pedaço de fruta.



Prepare uma lista de compras antes de ir ao supermercado (e tente segui-la fielmente). 



Modifique seus hábitos na cozinha de casa para que consuma uma maior variedade de alimentos, usando frutas e verduras sazonais. É possível encontrar receitas saudáveis na internet.



Prepare várias refeições com antecedência. Isso se chama “cozinhar em lotes''.

Embora possa ser mais difícil para pessoas com apneia do sono perder peso – pois a apneia pode predispor a desaceleração do metabolismo, pressão arterial alta, resistência à insulina e intolerância à glicose – o tratamento CPAP pode ajudar você a dormir melhor, te deixando com mais energia para iniciar um programa de emagrecimento.(16)

 

Quando o assunto é reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, você deve:

  1. Evitar ao máximo ingerir bebidas alcoólicas; e quando beber, não consumir mais do que dois copos(10).
  2. Se for o caso, mudar o hábito de beber sozinho.
  3. Beber um copo d’água para cada copo de bebida alcoólica que você consumir.
  4. Encontrar seus amigos/família em cafés ao invés de bares.

Atividades físicas regulares podem efetivamente ajudar você a pegar no sono mais rápido e tornar seu sono mais profundo, reduzindo o número de vezes que você acorda por hora e também podendo diminuir os episódios de apneia e hipopneia. (14)



Praticar exercícios regulares combinados com uma dieta saudável,  pode ajudar a perder peso e reduzir a gravidade da sua apneia do sono. Pessoas acima do peso podem apresentar acúmulo de tecido adiposo na garganta, o que facilita o bloqueio do fluxo de ar.



Não é fácil, mas isso fará uma grande diferença para seu corpo e sua qualidade de vida. (15)

  • Identificar os momentos que você associa ao hábito de fumar, e então mudar esse ritual. Por exemplo, beba chá ao invés de café, e faça uma caminhada de 5 minutos ao invés de uma pausa para tomar café.
  •  Manter suas mãos ocupadas.
  •  Manter sua casa e carro livres do cigarro.
  •  Separar o dinheiro que você economiza por não fumar e dar um presente para si mesmo.
  •  Fazer o download de um aplicativo para ajudar você a parar de fumar.
  •  Procurar ajuda profissional se necessário – você terá quatro vezes mais chances de parar de fumar quando contar com ajuda especializada. (12,13)

“Higiene do sono” significa adotar hábitos que favorecem um bom sono. Isso inclui prestar atenção a:

  •  rotina diária, tais como praticar uma quantidade suficiente de exercícios e tomar Sol
  • o que você faz (e o que evita fazer) antes de deitar para dormir  
  • criar um ambiente no seu quarto que seja propício para o relaxamento. 

Todos, inclusive crianças, precisam de sono suficiente para funcionar e dar o melhor de si, e uma boa higiene do sono pode exercer um papel crucial para o alcance desse objetivo. Há inúmeros hábitos que podem beneficiar seu sono. Confira!

Melhora da saúde do sono

Todas as pessoas são diferentes, e talvez seja necessário que você experimente um pouco até encontrar a rotina de higiene do sono que funciona melhor para você.

Foque na perseverança em vez da ideia de sucesso ou fracasso. Lembre-se que mesmo mudanças pequenas fazem uma grande diferença e somam para promover maiores mudanças ao longo do tempo. Todo e qualquer esforço contribuirá para você alcançar um estilo de vida saudável e obter benefícios reais na sua vida cotidiana!

As informações a seguir são apenas para uso geral. Não hesite em consultar seu médico, pois ele ou ela estará melhor qualificado(a) para adaptar essas dicas básicas à sua situação específica.



Rotina diária

  • Seja consistente – horários regulares para acordar e dormir, mesmo nos finais de semana, ajudam a estabelecer um bom ritmo de sono.
  •   Exponha-se à luz natural – a luz, especialmente à luz do Sol, que ajuda a regular os ritmos circadianos do seu corpo. Procure se expor à luz do Sol todas as manhãs, preferencialmente em até uma hora após acordar. Não se sabe a quantidade exata para obter o melhor benefício, mas entre 30 e 45 minutos costumam ser recomendados. (17)
  •   Atividades físicas – exercícios regulares promovem um bom sono. Procure manter-se fisicamente ativo todos os dias, mas evite praticar exercícios muito perto da hora de dormir pois seu corpo precisa de tempo para relaxar.
  •  Pare de fumar – a nicotina é um estimulante e eleva a frequência cardíaca e a pressão arterial. O hábito de fumar também é associado a distúrbios do sono e pode ser um fator de risco para a apneia obstrutiva do sono (AOS). Até mesmo reduzir a quantidade de cigarros que você fuma todos os dias poderá ajudar. (18)
  •  Administre seu consumo de cafeína – a cafeína é um estimulante, por isso evite consumi-la no final do dia.
  •  Reduza o consumo de bebidas alcoólicas – o sono pode ser perturbado quando passam os efeitos de bebidas alcoólicas.
  • Evite cochilos à tarde – eles podem tornar mais difícil pegar no sono mais tarde.

Antes de ir dormir

  • Evite comer perto da hora de dormir– para que seu corpo não esteja trabalhando para digerir alimentos enquanto você está tentando pegar no sono. Procure fazer sua última refeição pelo menos duas a três horas antes de dormir.
  • Relaxe – limite as atividades físicas e mentais pelo menos 30 minutos antes de deitar para que seu corpo e mente comecem a relaxar. Tente espreguiçar-se gentilmente, ler algo leve, ou ouvir música relaxante. 
  • Desligue dispositivos eletrônicos 30-60 minutos antes de deitar.
  • Siga uma rotina – seguir os mesmos passos todas as noites (tais como desligar a TV, colocar o pijama e escovar os dentes) reforça o fato de que chegou a hora de dormir.
  • Use medicamentos para dormir somente sob prescrição e orientação médica (7)

Seu quarto

  • Garanta que seu quarto seja tranquilo, escuro e tenha uma temperatura confortável.
  • Invista em um colchão e travesseiros confortáveis e roupa de cama de qualidade.
  •  Crie uma associação mental entre seu quarto e o ato de dormir limitando as atividades no quarto apenas ao sono e atividade sexual.
  • Só vá para a cama quando estiver cansado – se você não sentir sono na hora de dormir, faça algo relaxante, como ler um livro físico, até sentir sono.
  • Se você não estiver com sono após 20 minutos, ou acordar durante a noite e sentir dificuldade para voltar a dormir, não fique na cama se sentindo frustrado. Ao invés disso, levante e faça alguma coisa que te ajude a se sentir calmo e relaxado, como ouvir uma música clássica até sentir sono novamente

Benefícios da Terapia Cpap

Tratar a apneia do sono com a terapia CPAP não somente te ajudará a buscar uma vida melhor, mas também tornará a vida mais fácil e mais agradável para as pessoas que convivem com você.

Acesse aqui agora

Acostumar-se com o CPAP é algo individual

4 Dicas para se acostumar com o Cpap

Torne sua terapia respiratória com CPAP uma parte fundamental da sua rotina de cuidados de saúde

Referências

1 La Fondation du Souffle. La lettre du souffle – Bulletin de liaison des amis du Comité contre les Maladies Respiratoires. N°50

2 Crispim CA et al. Relationship between food intake and sleep pattern in healthy individuals. J Clin Sleep Med. 15 de dezembro de 2011;7(6):659-64

3 Bonnet MH et al. Caffeine use as a model of acute and chronic insomnia. Sleep. Dezembro de 1992;15(6):526-36 1

4 Feige B et al. Effects of alcohol on polysomnographically recorded sleep in healthy subjects. Alcohol Clin Exp Res. Setembro de 2006;30(9):1527-37

5 Krishnan V et al. Where there is smoke…there is sleep apnea: exploring the relationship between smoking and sleep apnea. Chest. Dezembro de 2014;146(6):1673-1680

6 https://www.tabac-info-service.fr/ 

7 Jullian-Desayes I et al. Impact of concomitant medications on obstructive sleep apnoea. Br J Clin Pharmacol. Abril de 2017;83(4):688-708 

8 Platt LM et al. Nonpharmacological Alternatives to Benzodiazepine Drugs for the Treatment of Anxiety in Outpatient Populations: A Literature Review. J Psychosoc Nurs Ment Health Serv. 1º de agosto de 2016;54(8):35-42 

9 Cowie MR. Sleep apnea: State of the art. Trends Cardiovasc Med. Maio de 2017;27(4):280-289

10 Comissão Europeia. Food-based dietary guidelines in Europe. Table 16: Summary of FBDG recommendations for water for the EU, Iceland, Norway, Switzerland and the United Kingdom. Disponível no site de Internet da Comissão Europeia:  https://ec.europa.eu/jrc/en/health-knowledge-gateway/promotion-prevention/nutrition/food-based-dietary-guidelines

11 Hall KA et al. Physical activity is associated with reduced prevalence of self-reported obstructive sleep apnea in a large, general population cohort study. J Clin Sleep Med. 15 de julho de 2020;16(7):1179-1187 

12 National Health Service – Royaume-Unis. https://www.nhs.uk/live-well/quit-smoking/10-self-help-tips-to-stop-smoking

13 Chaiton M et al. Estimating the number of quit attempts it takes to quit smoking successfully in a longitudinal cohort of smokers. BMJ Open. 09 de junho de 2016;6(6):e011045 

14 Weight loss, breathing devices still best for treating Obstructive Sleep Apnea. Posted October 02, 2013, 1:54 PM Stephanie Watson, Executive Editor, Harvard Women's Health Watch, available http://www.health.harvard.edu/blog/weight-loss-breathing-devices-still-best-for-treating-obstructive-sleep-apnea-201310026713, consultado em 25/05/2015. 1

15  Losing weight with sleep apnea, Ask the expert, National Sleep Foundation

16 Norman JF et al. Exercise training effect on Obstructive Sleep Apnea syndrome, Sleep Research Online : SRO, 2000, 3(3):121-129.

17 Peters, B. (23 de julho de 2020). Get Morning Sunlight and You’ll Sleep Better. Very Well Health. https://www.verywellhealth.com/morning-sunlight-exposure-3973908#

18 Deleanu OC et al. Influence of smoking on sleep and obstructive sleep apnea syndrome. Pneumologia (Bucareste, Romênia) vol. 65,1 (2016): 28-35.

19 Peters, B. (2020, July 23). Get Morning Sunlight and You’ll Sleep Better. Very Well Health. https://www.verywellhealth.com/morning-sunlight-exposure-3973908#