Pular para o conteúdo principal

Conheça os Tratamentos para Apneia do Sono

As melhores opções de tratamento

Se você for diagnosticado com apneia obstrutiva do sono (AOS), será tranquilizador saber que é um estado de saúde comum e tratável. Existem vários tratamentos que ajudam a reduzir e controlar os sintomas da doença. Em alguns casos, talvez seja necessário um tratamento contínuo por toda a vida.

Conheça a seguir as principais formas de tratar a apneia do sono. Alinhe-se com o seu médico e peça para ele sugerir o tratamento mais adequado para você, considerando a gravidade da doença e seu contexto médico pessoal.

Pressão Positiva Contínua das Vias Aéreas (CPAP)

É o tratamento padrão(1)para Apneia do Sono.

  • Como funciona o CPAP?

    Durante o sono, você usa uma máscara conectada a um gerador de fluxo que provê um suprimento contínuo de ar ambiente e mantém suas vias aéreas abertas. Às vezes, um umidificador é usado para evitar possíveis efeitos colaterais, tais como dor de garganta e ressecamento nasal(2).
  • Por que devo usá-lo?

    O uso do CPAP pode ser inicialmente desconfortável, e talvez, você se sinta tentado a parar de usá-lo. No entanto, se você insistir, logo se acostumará e sua  qualidade de vida melhorará(2). O CPAP reduz o ronco e o cansaço e também elimina o risco de doenças cardiovasculares(3).

Antes do tratamento para apneia do sono, seu médico aconselhará você a fazer mudanças no seu estilo de vida

Para reduzir o risco de apneia do sono, você deve(2):

  • Perder peso;
  • Parar de fumar;
  • Dormir de lado ao invés de barriga para cima;
  • Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, especialmente antes de dormir;
  • Evitar medicamentos sedativos e remédio para dormir sem prescrição e orientação médica.

Referências

1 Clinical Guidelines for the Manual Titration of Positive Airway Pressure in Patients with Obstructive Sleep Apnea, Positive Airway Pressure Titration Task Force of the American Academy of Sleep Medicine, Journal of Clinical Sleep Medicine, Vol. 4, No. 2, 2008

2Obstructive sleep apnea - information prescription / informações sobre prescrição de tratamentos, www.nhs.uk

3Sleep Apnea and Cardiovascular Disease – AHA/ACCF Scientific Statement. Sommers and al. Circulation 2008; 118:1080-1011

Reutrakul S et al. Obstructive Sleep Apnea and Diabetes: A State of the Art Review. Chest. 2017 Nov;152(5):1070-1086

FAQs

O que é considerado um "tratamento contínuo por toda a vida"?

O tratamento “contínuo por toda vida” visa proporcionar mais conforto e qualidade de vida aos pacientes portadores de doenças crônicas, incluindo a apneia do sono. A terapia a longo prazo também contribui no controle dos sintomas e prevenção da progressão da doença, reduzindo complicações e possíveis internações hospitalares.

Com o avanço da tecnologia, programas de monitoramento profissional remoto, aplicativos para smartphones e acessórios, como relógios, é possível garantir mais autonomia na gestão da saúde, facilitando a coordenação dos cuidados e a educação dos pacientes.

Por fim, ao assumir um papel ativo no seu tratamento e utilizar os recursos disponíveis, os pacientes podem manter de maneira eficaz e eficiente o tratamento contínuo para condições crônicas.

Posso tratar a apneia do sono sem a orientação de um médico?

O acompanhamento médico é recomendado para todos e quaisquer tratamentos de saúde.

A apneia do sono é uma condição de saúde crônica que afeta a respiração, com interrupção parcial ou total durante a noite. A orientação médico-profissional é necessária para que se tenha acesso ao diagnóstico correto e ao tratamento adequado.

Em casos de suspeita de Apneia do Sono, fale com seu médico e agende uma avaliação.

O que eu devo fazer se eu tiver dificuldade em me adaptar ao uso do CPAP?

A educação e o apoio médico-profissional aos pacientes são ações fundamentais para melhorar a adesão à terapia CPAP.  Os usuários precisam compreender a importância da terapia com CPAP e os riscos que a Apneia do Sono não tratada pode ocasionar.

Neste contexto, o VitalAire oferece planos de adaptação ao CPAP, com monitoramento remoto para orientação sobre o uso adequado do equipamento, solução de problemas, resolução de quaisquer dúvidas e gerenciamento de uso por meio de relatórios completos realizados por Consultores de Terapia Respiratória.

O monitoramento remoto e a autonomia do paciente por meio de aplicativos podem aumentar a adesão ao CPAP, permitindo que os mesmos acompanhem seu progresso e recebam feedback de seu médico e fisioterapeuta. 

Agende uma visita em uma de nossas unidades e conheça nossos planos.