Pular para o conteúdo principal

Conheça o projeto Vamos! Vivendo com ELA

25/03/2019 - 05:42 hs - Feridas
Esclerose Lateral Amiotrófica

Vamos! Vivendo com ELA, é um projeto importante para conscientizar sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica que é uma doença rara e degenerativa que requer cuidados específicos em cada fase, e não tem cura. O VitalAire apoia o projeto junto com o Instituto Paulo Gontijo e a Philips Foundation, em prol da população e pacientes portadores de ELA.

Essa ação mobilizou nossos Consultores de Terapia Respiratória e a equipe multiprofissional do IPG, que conta com médicos, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. Este projeto durou de quarta a domingo na Avenida Paulista em frente ao prédio da FIESP, seguindo para FMU Santo Amaro e finalizando domingo dia 24 de março no Parque do Ibirapuera em São Paulo. O VitalAire disponibilizou uma Van que foi adaptada e conta com um cenário interno que simula uma casa para que a pessoa que tem Esclerose Lateral Amiotrófica tenha a assistência com equipamentos respiratórios ideais. Nesse cenário, um Fisioterapeuta Especialista realizava o teste da tosse na população através do equipamento de Cough Assist da Philips que avalia a eficácia da tosse, já que a tosse ineficaz é um sintoma bem importante que pode indicar ELA e que merece toda atenção. Em fase avançada da Esclerose Lateral Amiotrófica, além da Ventilação Não Invasiva com Bipap ou Binível, ou Ventilação Mecânica Invasiva com ventilador mecânico para melhora e manutenção da função pulmonar, a máquina da tosse denominada Cough Assist, é bastante necessária para evitar o acúmulo de secreções nas vias aéreas que pode gerar infecções pulmonares, pneumonias de repetição e prejudicar muito a qualidade de vida dos pacientes.

O VitalAire trabalha justamente com a missão de proteger vidas vulneráveis e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. No caso específico da ELA, atuamos em todas as fases de evolução da doença sempre em prol do paciente.

Saiba mais sobre ELA!

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença degenerativa do sistema nervoso, que evolui com paralisia motora, ou seja, os músculos vão perdendo força com o passar do tempo, de forma irreversível, gerando limitações na mobilidade e afetando inclusive os músculos respiratórios, prejudicando funções como a respiração, deglutição e deixando o paciente acamado muitas vezes.

A ELA afeta aproximadamente 5 de cada 100 mil pessoas em todo o mundo, e trata-se de uma doença que piora lentamente.

Na ELA, ocorre morte ou falência dos neurônios que assim não conseguem mais enviar mensagens aos músculos. Caracteriza-se por enfraquecimento dos músculos, contrações involuntárias e incapacidade de mover os braços, as pernas e o corpo. Quando os músculos do tórax e diafragma param de funcionar, fica muito difícil respirar por conta própria e então se torna imprescindível a utilização de aparelhos como BIPAP e até mesmos respiradores artificiais para a respiração.

Como não existe cura ainda para a ELA, o tratamento é medicamentoso, para reduzir a velocidade de progressão da doença e prolongar a vida do paciente.

Fisioterapia, reabilitação, uso de órteses e ou cadeiras de rodas, além de outras medidas ortopédicas podem ser necessárias para maximizar a função muscular e o estado de saúde geral através do acompanhamento da equipe multiprofissional.

Uso de Bipap, ventilador mecânico, máquina para tosse, a medida que a doença vai piorando.

O diagnóstico precoce ainda é o melhor remédio! Portanto ações como Vamos! Vivendo com ELA são muito necessárias e bem recebidas pela população que é ainda carente em conhecimento sobre Esclerose Lateral Amiotrófica.

Facilitar o acesso ao conhecimento sobre a ELA para a população é o que nos move, inspira e motiva!

Agora seguimos para o interior de São Paulo, confira e participe:

Campinas – entre os dias 27 e 29 de março, das 10h às 16h, na Praça da Catedral de Campinas e dias 30 e 31 de março de 2019, das 8h às 13h,  no Parque Taquaral, entrada do portão 2.

Ribeirão Preto – entre os dias 3 e 5 de abril de 2019, das 10h às 16h, na Praça XV de Novembro (centro).

Sorocaba – entre os dias 10 e 12 de abril de 2019, das 10h às 16h, na Praça Coronel Fernando Prestes, Centrão.