Pular para o conteúdo principal

Conheça os tipos de apneia do sono

08/11/2021 - 06:10 hs - Terapia Respiratória
apneia do sono, sintomas, adultos, crianças, sono

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é uma doença crônica relacionada ao sono. Caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias nasais, ela causa paradas repetidas e temporárias da respiração enquanto a pessoa dorme. A apneia diminui temporariamente a quantidade de oxigênio e aumenta a quantidade de dióxido de carbono no sangue.

Quem sofre com essa síndrome, frequentemente fica muito sonolenta durante o dia, ronca alto e ficam ofegantes ou têm episódios de asfixia.Embora o diagnóstico seja feito com base na avaliação médica dos sintomas, os médicos costumam usar a polissonografia para confirmar o diagnóstico e determinar a gravidade. Existem várias formas de tratamento, entre eles a pressão positiva contínua nas vias aéreas, aparelhos orais desenvolvidos por dentistas e, às vezes, cirurgia de correção nasal. 

Porém, para que o tratamento seja feito da forma correta é necessário reconhecer os tipos da doença. Sendo eles: 

Apneia obstrutiva do sono:

Obstrutiva do sono é o tipo mais comum de apneia. Causada pelo fechamento repetido da garganta ou das vias aéreas superiores. As vias aéreas superiores incluem a passagem da boca e narinas para a garganta, descendo para a traqueia, e estas estruturas podem mudar de posição enquanto a pessoa respira.

A obesidade, possivelmente em combinação com o envelhecimento e outros fatores, leva a um estreitamento das vias aéreas superiores. O uso excessivo de álcool e uso de sedativos piora a apneia obstrutiva do sono. 

Apneia central do sono:

O  tipo muito mais raro de apneia do sono, é causada por um problema com o controle da respiração na parte do cérebro. Normalmente, o tronco cerebral é muito sensível a variações no nível de dióxido de carbono arterial. Quando os níveis estão elevados, o tronco cerebral sinaliza aos músculos respiratórios para respirar mais profunda e rapidamente.

A apneia central do sono pode ocorrer em pessoas com insuficiência cardíaca ou que estejam em altas altitudes. Uma forma de apneia central do sono é chamada síndrome de Ondine. Geralmente ocorre em recém-nascidos, as pessoas podem respirar de forma inadequada ou até mesmo não respirar, podendo ser fatal.

Apneia mista:

É uma combinação de fatores centrais e obstrutivos que ocorrem no mesmo episódio de apneia do sono.

Por isso, é importante ficar atento aos sinais e buscar um médico para a realização de um diagnóstico adequado. O tratamento deve ser feito conforme as necessidades de cada paciente e quando finalizado melhora a qualidade de vida.   

Conheça as soluções do VitalAire para tratamento de Apneia do Sono. 

Tags: Bipap Cpap