Pular para o conteúdo principal

Cuidados ao dirigir se você sofre de apneia do sono

07/01/2020 - 04:29 hs -
apneia_sono_dirigir_cuidados

A síndrome da apneia obstrutiva do sono grave, assim como a apneia do sono de modo geral, afetam consideravelmente o ato de dirigir. O que fazer sem ter que parar de dirigir? Organização e monitoramento são muito importantes para garantir uma viagem segura e agradável.

Motoristas portadores de apneia do sono não tratada têm mais probabilidades de causar acidentes em relação à média geral da população. Com o tratamento adequado, isso diminui muito.

Já foi comprovado que a apneia do sono interfere no desempenho cognitivo: memória, atenção e coordenação, principalmente em viagens longas por rodovias. Uma noite mal dormida causa excesso de sonolência durante o dia.

Em alguns países, os portadores de apneia do sono não podem exercer a profissão de motorista, uma vez que dormir ao volante é crime. Fique atento, e principalmente, trate sua apneia do sono.

Alguns conselhos importantes ao dirigir

O bom senso salva vidas:

  •  Planeje a sua viagem: Tenha uma boa noite de sono antes de pegar a estrada; planeje para chegar ao seu destino antes que escureça mesmo se houver muito trânsito na estrada.
  • Não dirija mais do que duas horas seguidas. Depois de duas horas pare, mesmo sentindo-se bem. Muitas áreas de descanso oferecem atividades para crianças, além de inúmeros serviços para os viajantes. É sempre melhor parar em um posto de gasolina, esticar as pernas e trocar de motorista, se for possível.
  • Quando você não estiver dirigindo, tire uma soneca usando o seu equipamento de CPAP, em especial o modelo com bateria é muito mais fácil e você vai se sentir mais disposto quando chegar a sua vez de dirigir.
  • Beba água frequentemente em doses pequenas para manter-se bem hidratado.
  • Na hora das refeições, é melhor optar por alimentos leves, como legumes, carne branca ou peixe em vez de lanches com muito carboidrato (açúcares) ou gordura. A alimentação rica em gorduras e pesada provoca sonolência.
  • Fique atento aos seguintes sinais de sonolência diurna: dificuldade de manter os olhos abertos, visão fora de foco, dificuldade de manter a cabeça erguida, cansaço. Preste atenção: som alto e ar fresco somente resolvem o problema por alguns minutos.

Tags: Cpap

Read more articles