Pular para o conteúdo principal

Marcamos presença no 4º Simpósio de Apneia do Sono

01/04/2019 - 03:15 hs -
4º Simpósio de Apneia do Sono

Na última quarta-feira, dia 27 de março de 2019, aconteceu o 4º Simpósio de Apneia do Sono no Hospital de Icaraí em Niterói. Nossa equipe marcou presença, representada pelo Especialista Alexandre Canto do Rio Janeiro e pela também Consultora de Terapia Respiratória Isabel Oliveira que atua em Niterói.

Entre os assuntos abordados, tivemos o diagnóstico através da polissonografia (exame do sono) do tipo III, um formato bem prático e utilizado para o estudo do sono em domicílio. Esse equipamento de polissonografia tipo III fornece dados que permitem avaliação de 3 itens fundamentais para o diagnóstico da Apneia Obstrutiva do Sono, são esses:

1- Quantidade em número de apneias e hipopneias que acontecem em uma hora, através do sensor de fluxo da cânula nasal;

2- Saturação de oxigênio mensurada pelo oxímetro de pulso que mede como está a oxigenação durante a noite e geralmente é bem reduzida pelas apneias;

3- Cinta tóraco-abdominal que demonstra se houve aumento do esforço do tórax e ou abdômen, e em alguns modelos de equipamentos de polissonografia do tipo III é possível saber em qual posição você dorme.

Outro assunto em alta é o tratamento de Fisioterapia Respiratória do Sono, que engloba desde a dessensibilização e toda a adaptação da terapia respiratória com pressão positiva nas vias aéreas (Cpap), até o acompanhamento, follow up constante, com interações junto ao paciente em todas as fases do tratamento para garantir que esteja ativo o uso do Cpap.

Tivemos um espaço para demonstrar os produtos, com Cpap e máscaras nasais e faciais que são utilizados como ferramenta dos nossos Consultores de Terapia Respiratória durante o Programa de Adaptação ao Cpap que se dá ao longo da vida do paciente. Um equipamento bem interessante e exclusivo VitalAire, é o Mini Cpap, ideal para se manter ativo no tratamento durante as viagens que muitas vezes acontece no transporte aéreo. 

Para nós do VitalAire, é fundamental acompanharmos os pacientes de Apneia do Sono, em prol de garantirmos uma adesão ao tratamento com terapia respiratória com Cpap, e mantê-los livre dos malefícios associados à Apneia, como sonolência excessiva diurna, perda de memória e da concentração, risco de acidentes ao volante, além da correlação com algumas doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial sistêmica, acidente vascular encefálico, entre outras.

Tags: Bipap Cpap

Read more articles