Pular para o conteúdo principal

Confira 4 dicas para se acostumar com o CPAP

Acostumar-se com o CPAP é algo individual. Algumas pessoas conseguem se adaptar rapidamente à terapia, enquanto outras precisam de um pouco mais de tempo para se sentirem confortáveis.

1. Encare com tranquilidade sua terapia do sono

Lembre-se de que, o objetivo é tornar sua terapia respiratória com CPAP uma parte fundamental da sua rotina de cuidados de saúde.

Portanto, para melhores resultados, é fundamental utilizá-lo todas as noites, ou seja, seu tratamento com CPAP só trará benefícios para você se for realmente usado.

Tente usar seu equipamento por alguns períodos curtos durante o dia enquanto está acordado.

Uma boa dica para começar a acostumar-se com o CPAP é usá-lo com a  sua máscara ao ler ou ver TV.

 

2. Certifique-se de que sua máscara de CPAP seja extremamente confortável

Ao pegar seu CPAP, verifique se já está ajustado nos parâmetros para atender às suas necessidades, e saiba que muitas vezes é necessário fazer alguns pequenos ajustes na sua máscara.

A maioria das falhas com a terapia CPAP ocorrem quando a máscara não se encaixa perfeitamente.

Fique atento, pois um encaixe inadequado da máscara significa que você talvez não consiga pegar no sono tão facilmente quanto deveria. Se você estiver em busca de ainda mais conforto, vale a pena investir em um umidificador que pode ajudá-lo na purificação e melhora do ar respirado.

3. Mantenha uma boa higiene do sono

Melhorar sua higiene do sono é um passo importante para que sua terapia do sono tenha o maior sucesso possível.

Antes de iniciar a terapia CPAP, certifique-se de estar empreendendo seus melhores esforços para manter uma boa higiene do sono.

O que significa isso?

Significa certificar-se de que seu estilo de vida e hábitos de sono estejam ajudando você a dormir regularmente bem, como evitar o uso de celular antes de dormir ou assistir televisão.

4. Seja paciente consigo mesmo

É necessário algum tempo para que a maioria das pessoas se sinta confortável ao usar o CPAP e uma máscara todas as noites.

Seja paciente consigo mesmo e entenda que o uso do aparelho o ajudará em diversos aspectos da sua vida, como melhorar o seu sono, disposição durante o dia e, até mesmo, produtividade no trabalho.

Tentar experimentar as dicas para usar o CPAP ajudará você a ter sucesso na sua terapia do sono.

Sofrologia e sono: Qual a relação?

Trata-se de uma técnica antiga que visa a harmonização e equilíbrio entre corpo, mente e consciência. Ela é baseada em técnicas combinadas de relaxamento, meditação e exercícios respiratórios.

Assista agora ao vídeo e aprenda dicas que podem melhorar o seu sono e sua adaptação ao CPAP: