Pular para o conteúdo principal

O que é apneia obstrutiva do sono?

24/06/2019 - 08:55 hs -
O que é apneia obstrutiva do sono

Existe uma alteração fundamental na apneia obstrutiva do sono que se dá pelo colabamento das vias aéreas superiores durante o sono, que como consequência gera queda de oxigenação e aumento do gás carbônico no sangue. Consequentemente aumenta o esforço respiratório para reverter esse quadro, gerando o ronco. Isso leva ao despertar, durante o qual ocorrem as contrações musculares que abrem a via aérea, seguindo-se um período de aumento da frequência respiratória (hiperventilação). O sono retorna, e, com ele, o colabamento da via aérea, reiniciando o ciclo. Essa série de eventos pode se repetir centenas de vezes durante a noite, predispondo a doenças cardiovasculares, como hipertensão e doenças cardíacas.

Durante cada episódio de apneia obstrutiva do sono, a inspiração forçada contra uma faringe ocluída é acompanhada de uma pressão negativa no espaço pulmonar (pleural). À medida em que a apneia se prolonga, acentuam-se as consequências.

CONSEQUÊNCIAS DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO

Quem sofre de apneia obstrutiva do sono freqüentemente queixa-se de sonolência diurna excessiva ou sensação de que o sono não é repousante. Esse fato está diretamente relacionado à fragmentação do sono, à perda dos estágios mais profundos do sono e queda de oxigenação noturna. Outras sequelas da apneia obstrutiva do sono crônica são: a depressão, alterações de personalidade, prejuízo das funções cognitivas, atenção, memória e aprendizado, e também por exemplo, são sete vezes mais sujeitos aos acidentes de trânsito do que a população geral na razão direta da gravidade da apneia.

A doença cardiovascular resultante da apneia obstrutiva do sono inclui hipertensão arterial sistêmica, insuficiência cardíaca esquerda, infarto do miocárdio, arritmias e hipertensão pulmonar, podendo culminar com morte súbita. Mais de 50% dos pacientes com apneia são hipertensos. Por outro lado, cerca de 40% dos pacientes hipertensos podem ter apneia obstrutiva do sono não diagnosticada.

O tratamento nível 1 de evidência científica para apneia obstrutiva do sono é o Cpap, saiba mais!

Tags: Cpap

Read more articles