Pular para o conteúdo principal

O que precisamos saber sobre a Síndrome Pós-Hospitalização?

03/09/2020 - 04:20 hs - Nutrição
Vitalaire, AirliquideHealthcare, Hospital, Hospitalização, saúde

A Síndrome Pós-Hospitalização acontece quando a hospitalização original provoca problemas de saúde podendo levar a readmissões hospitalares, ou seja, muitas vezes a hospitalização pode ser a causa deste adoecimento em vez de ser a solução.

As taxas de readmissões no Brasil são bastante altas, aproximadamente 19,8% em um estudo realizado na Faculdade de Medicina em São Paulo entre 13 mil pacientes internados em 2006. Em outro estudo, verificou-se ainda que 40% das causas desta reinternação seriam provocadas por condições diferentes da primeira, sendo assim, um indício da Síndrome Pós-hospitalização.

As causas disso podem estar relacionadas principalmente ao estresse que o ambiente hospitalar promove (excesso de luminosidade e ruídos), interrupções do sono e perda de peso e muscular devido privação de comida e horários delimitados, além da movimentação limitada. Aproximadamente 40% dos idosos residentes podem apresentar desnutrição moderada a grave, o que leva ao aumento de até 60% de custos adicionais hospitalares, caso não haja uma boa adequação da nutrição domiciliar.

Dessa forma, algumas mudanças simples são recomendadas em ambiente hospitalar além da conscientização dos profissionais da saúde para se evitar a tal síndrome, tais como:

  • Evitar realizar exames de forma excessiva e interrupções no sono;
  • Tornar o ambiente mais agradável e confortável, com menos luminosidade e barulhos frequentes;
  • Planejamento de alta e controle da dieta para se evitar perda de peso e consequentemente desnutrição;
  • Incentivo para atividades físicas como caminhada, de acordo com a possibilidade de cada indivíduo;
  • Comunicação clara principalmente durante o planejamento de alta e desospitalização nos primeiros 30 dias após alta.

    A melhor maneira é atuar de forma preventiva e integrada a fim de promover um cuidado contínuo de forma humanizada, otimizando a qualidade de vida e experiência do paciente, evitando assim readmissões desnecessárias.

Fonte: https://www.segurancadopaciente.com.br/qualidade-assist/readmissao-sindr...

Diretrizes da Terapia Nutricional Domiciliar. BRASPEN Journal. 2018

Moreira, M.L. Readmissões no sistema de serviços hospitalares no Brasil. 2010. Tese (Doutorado em Medicina Preventiva) – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010