Pular para o conteúdo principal

Perguntas frequentes: Como a apneia do sono afeta a sua saúde?

04/02/2020 - 04:39 hs - Terapia Respiratória
apneia do sono, saúde, problemas, sono

Você sabe como a apneia do sono pode afetar a sua saúde caso não seja tratada?

A apneia do sono não tratada poderá, ao longo do tempo, resultar num ciclo de problemas de saúde potencialmente graves relacionados à síndrome metabólica, à diabetes tipo II, pressão alta, depressão, doenças cardíacas, AVC e obesidade.(1)

Privação do Sono

A privação de sono crônica resulta em sonolência diurna excessiva, reflexos lentos e falta de concentração, o que pode aumentar a sua exposição à riscos de acidentes, tanto ao dirigir um veículo quanto no local de seu trabalho. Um estudo(2) demonstra que pessoas que sofrem de Apneia do Sono Obstrutiva (SAOS) têm seis vezes mais possibilidades  de se envolverem em acidentes automobilísticos.

O CPAP (Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas) é um tratamento padrão(3) para a apneia do sono. A terapia de CPAP, para o tratamento da Apneia Obstrutiva do Sono, fará com que você volte a dormir bem, o que melhora todos os seus sintomas para que volte a desfrutar de uma qualidade de vida melhor, com mais vitalidade e disposição todos os dias.

Depois de quanto tempo vou notar alguma melhoria?

Algumas pessoas percebem uma melhora imediatamente após o início da terapia com CPAP. Outras não notam uma diferença significativa. O fator mais importante é que a sua ASO está sendo tratada e você está eliminando os efeitos negativos que a mesma acarreta ao seu organismo.

Normalmente, você não roncará com o uso da sua máscara de CPAP. Caso seus sintomas persistam, você deverá consultar o seu médico. Nossas equipes são especializadas no tratamento de SAOS e também podem esclarecer as suas dúvidas do dia a dia. Não hesite em contatá-los.

Por que preciso de acompanhamento?

A SAOS é uma condição crônica. Ela não desaparece com o tratamento de CPAP, que trata somente dos sintomas para que você consiga descansar adequadamente e para suprir o oxigênio de que o seu organismo necessita todas as noites.

Quando você perceber os benefícios da terapia de CPAP, possivelmente irá querer interromper o uso da sua máscara e de seu equipamento, já que estará sentindo-se curado. Mas não é bem assim. Como ocorre em qualquer condição crônica, você se beneficia através de uma avaliação contínua, com o devido treinamento e orientações sobre o produto, o que o ajudará a desfrutar de uma saúde e qualidade de vida melhor que são proporcionadas pela terapia com CPAP a longo prazo.

Como o tratamento da SAOS afeta a minha vida?

A terapia com CPAP aplica uma pressão positiva contínua através da máscara que manterá as vias aéreas respiratórias abertas, impedindo o seu colapso durante o sono. A terapia não interfere no seu estilo de vida. O aparelho deve ser utilizado somente para dormir.

Os equipamentos de CPAP disponíveis são relativamente pequenos, silenciosos e portáteis. Algumas unidades possuem conversor de voltagem interno, para que possam ser utilizadas em qualquer país. Há também vários modelos de máscaras menores e mais discretos para que você se adaptar.

A terapia de CPAP proporciona um efeito muito positivo em sua vida. Além dos efeitos positivos na sua saúde já conhecidos, várias pessoas relatam que ficam menos sonolentas durante o dia, têm mais vitalidade e resistência e um sono muito mais restaurador quando utilizam o seu equipamento de CPAP regularmente.

Fontes:

(1) Obstructive sleep apnoea, Sleep Health Foundation, 2011

(2) Terán-Santos J., Jiménez-Gómez A., & Cordero-Guevara, J. (1999). The association between sleep apnea and the risk of traffic accidents. N Engl J Med., 340(11), 881-3.

(3) Clinical Guidelines for the Manual Titration of Positive Airway Pressure in Patients with Obstructive Sleep Apnea, Positive Airway Pressure Titration Task Force of the American Academy of Sleep Medicine, Journal of Clinical Sleep Medicine, Vol. 4, No. 2, 2008

Tags: Cpap