Pular para o conteúdo principal

Saiba mais sobre a importância do tratamento e acompanhamento domiciliar Pós-Covid

26/07/2021 - 04:47 hs - Ventilação Mecânica

O tratamento com oxigenoterapia e ventilação mecânica domiciliar tem, como principal objetivo, auxiliar a recuperação do paciente após o acometimento da Covid-19. Além disso, estas soluções domiciliares buscam otimizar a desospitalização.

Com a ocupação máxima e sobrecarga em hospitais de todo o país, o tratamento em casa passou a ser uma necessidade eficaz para a melhora dos acometidos e também da superlotação em ambientes hospitalares que precisavam de espaço para casos mais graves da doença. 

Por ser uma doença ainda muito recente, as internações, dependendo do caso, podem ser prolongadas, dificultando a rotatividade dos leitos ocupados nos hospitais. Por isso, a estabilização clínica do paciente surge como uma possibilidade de transferir o tratamento hospitalar para o tratamento domiciliar com os recursos especializados e adequados para a recuperação total. 

Tratamento Domiciliar Pós Covid

Mesmo após o período de recuperação da fase aguda da Covid-19, muitos pacientes necessitam de acompanhamento e tratamento das sequelas deixadas pela doença, como fraqueza muscular, respiratória, raciocínio lento, estresse pós-traumático, perda de músculos e outros problemas recorrentes da infecção. 

A redução da capacidade pulmonar, dores e fraquezas musculares e fadiga têm sido relatadas por pacientes, e é nesse ponto que entra o tratamento domiciliar pós covid. Essa tática é importante para que se facilite o tratamento do paciente com acompanhamento de equipe interdisciplinar, que, em análise conjunta de especialistas, determina a assistência adequada para cada tipo de reabilitação, evitando agravamento da doença e novos contágios, mais suscetíveis em ambientes hospitalares. 

Sequelas do Covid e o Tratamento Domiciliar

A dispneia, dificuldade para respirar após esforços do dia a dia, é uma das principais sequelas da Covid-19 e, nesses casos, o paciente precisa de uma reabilitação específica para se recuperar e retomar sua aptidão física e a tolerância ao esforço. Para casos mais leves, é necessário tratamentos no âmbito respiratório, como exercícios respiratórios.

Para pacientes em quadros mais graves, muitas vezes há a necessidade de controle e fornecimento de oxigênio extra, como a oxigenoterapia e alguns casos há necessidade de ventilação mecânica não invasiva, terapias que deverão ser recomendados pela equipe multidisciplinar responsável e direcionada ao tratamento domiciliar, que, ao apresentar melhora gradual, terá a administração do oxigênio diminuída, até o ponto do paciente voltar a respirar sozinho. 

Fraqueza muscular de pacientes em ventilação mecânica

Pacientes que precisam ficar internados por períodos longos, que usam bloqueadores neuromusculares e ventilação mecânica, tendem a adquirir a fraqueza muscular, já que a recomendação é de ficarem em isolamento e sem a realização de movimentos bruscos e regulares. Muitos não podem sair das camas e precisam realizar o menor esforço possível durante suas atividades diárias. Nesses casos, há a perda de massa muscular e a motricidade. 

Outros tratamentos importantes Pós-Covid

Em uma recuperação pós-covid é necessário verificar a necessidade de um tratamento multidisciplinar, que inclui fisioterapia respiratória, muscular, além de acompanhamento nutricional que acompanham o aporte calórico do paciente em tratamento. 

Além disso, um acompanhamento psicológico pode ser fundamental para a recuperação total do paciente. Por ser uma doença nova e com muitas informações não descobertas ou incompletas, pacientes e familiares podem sofrer com depressão, ansiedade e outros problemas mentais. 

A pandemia alterou a atenção e o cenário do tratamento domiciliar no Brasil. Com o aumento de internações de pacientes em hospitais desde março de 2020, início da pandemia no Brasil, o serviço de atenção domiciliar se reestruturou e passou a atender outras frentes para auxiliar no tratamento da covid-19, afim de evitar novos contágios em ambiente hospitalar e ajudar na rotatividade dos pacientes em hospitais. 

O VitalAire possui os melhores produtos e serviços para uma solução completa no tratamento de pacientes que necessitam de cuidados domiciliares. Conheça nosso catálogo completo aqui. 

Fonte: 
https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/a-atencao-domiciliar-na-re...
https://sosvida.com.br/blog/homecare-tratamento-poscovid/

Tags: Oxigenoterapia Blog