Pular para o conteúdo principal

O que é apneia do sono

Saiba como tratar esse distúrbio

Conheça o distúrbio do sono e como tratá-lo para retomar a sua qualidade de vida

A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é uma doença caracterizada pela obstrução recorrente da via área durante o sono que leva a queda da saturação de oxigênio sanguíneo e despertares frequentes.

Ela pode ser causada pela interação de fatores anatômicos individuais (tamanho das vias aéreas) e outros fatores como hipotonia (flacidez) da musculatura do palato durante o sono, podendo ser leve, moderada ou acentuada, dependendo do número de apneias e hipopneias por hora de sono registrado na polissonografia. Essas pausas respiratórias são geralmente acompanhadas de roncos, embora nem todas as pessoas que roncam tenham o problema.

Além desse sintoma, pessoas com AOS podem também ter sensação de engasgo ou sufocamento durante o sono. Quando a respiração é interrompida, a pessoa desperta brevemente (sem ter consciência de que seu sono foi interrompido) para reassumir a respiração. Muitas pessoas com AOS não sabem que tem o problema e o reconhecimento é importante, pois o tratamento pode prevenir ou melhorar a ocorrência e a gravidade de outros problemas que podem estar associados: batimentos cardíacos irregulares, pressão arterial elevada, problemas cardíacos, diabetes, refluxo do estômago para o esôfago e o risco de acidentes em geral.

Apneia do Sono

Sinais e sintomas mais frequentes da (AOS):

A Apneia é uma condição clínica na qual há obstruções repetitivas da garganta durante o sono, gerando pausas na respiração de, no mínimo, 10 segundos. Com essa obstrução, o ar não passa pela garganta e o indivíduo tem de dezenas a centenas de despertares ao longo do sono. Com isso, o sono profundo e reparador não acontece e a pessoa apresenta ronco, sonolência diurna e problemas de saúde, como:

Entre 85% e 90% dos pacientes convivem com a Apneia Obstrutiva do Sono sem receber diagnóstico e/ou tratamento.  Quer saber como receber o diagnóstico de apneia do sono? Visite a página Diagnóstico e saiba tudo sobre o exame necessário!

Sinais e sintomas - Apneia do Sono

Você encontrou o que procurava no site?

Deixe seu feedback.