Pular para o conteúdo principal

Diagnóstico

Saiba como diagnosticar a apneia do sono

VitalAire acredita no diagnóstico para elaborar o melhor tratamento para a apneia do sono. Como posso diagnosticar se tenho apneia do sono?

Saiba como diagnosticar se você tem apneia do sono e descubra os tratamentos mais adequados com as recomendações de VitalAire.

Você sabia que 90% das pessoas que têm Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) não recebem o tratamento adequado justamente por não terem acesso a um diagnóstico preciso?

Apesar de podermos apontar alguns sintomas (descubra o que é apneia do sono), como roncos e engasgos durante o sono, além daquela típica sensação de acordar cansado mesmo tendo dormido uma quantidade de horas adequada, só é possível ter certeza depois do seu médico colher todo o histórico de sintomas (anamnese)  e do exame chamado polissonografia

O exame de polissonografia faz o registro completo das seguintes atividades:

Atividade elétrica cerebral
Respiração e sinais indicativos de relaxamento muscular
Movimentos (oculares, pernas, tronco)
Oxigenação sanguínea
Batimento cardíaco

 

O resultado do exame consegue fornecer informações importantes no diagnóstico tais como:

  • Confirmar ou não a hipótese clínica da Apneia Obstrutiva do Sono e das outras mais de 90 patologias relacionadas ao sono.
  • Indicar a existência ou não de outros problemas associados (presença de apneia central ou outros ou outros padrões respiratórios)
  • Avaliar o índice de apneia e hipopneia (quantidade de ocorrências por hora)
  • Avaliar a dessaturação da oxi-hemoglobina (o quanto o oxigênio reduz no sangue durante as apneias)
  • Avaliar a presença e frequência dos microdespertares (quantas vezes o paciente acorda durante a noite, muitas vezes sem perceber)
  • Avaliar as porcentagens dos estágios do sono
  • Avaliar o eletrocardiograma durante o sono
  • Avaliar o ronco (frequência e intensidade)
  • Avaliar a posição corporal que os episódios se tornam mais frequentes

Como anda a sua qualidade do sono?

Ficou curioso e quer investigar se você tem algum problema em relação ao sono?

Há alguns testes possíveis de serem feitos, pela internet mesmo, bem rapidamente, que podem ajudar a identificar algum sintoma ou suspeita de problemas relacionados ao sono.

São eles: Teste Stop Bang, Teste de Sonolência Epworth e Teste Berlim.

Todos eles reúnem perguntas que vão desde a clássica "Você ronca alto?”, até o quanto você tem a possibilidade de pegar no sono de repente, inclusive em situações nada apropriadas para cochilar como ao volante, em uma parada no farol ou em uma reunião muito importante

Mas lembrem-se, esses testes não substituem a importância de uma avaliação profissional. Portanto, em caso de suspeitas de qualquer distúrbios do sono, procure um especialista e converse com ele. Só um médico pode solicitar o exame de polissonografia e ele que irá direcionar você para o melhor tratamento para cada caso. 
 

Quer saber como é o Tratamento da apneia do sono? Acesse a página Tratamento e descubra!

Deixe seu feedback

Você encontrou o que procurava no site?

Deixe seu feedback.