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Inverno: a estação inimiga do bom sono

Dificuldade para dormir no inverno

Entenda porque o ar frio e seco do inverno pode atrapalhar o seu sono

No Brasil, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste, essa é a temporada de lotações em pronto-socorros adultos e infantis. Em São Paulo, houve noites abaixo dos 10 graus na primeira semana de julho. Em São Joaquim, Santa Catarina, embora as pessoas estejam mais habituadas, teve gente sofrendo com os 4 graus.

O inverno apareceu com tudo e, com ele, uma dificuldade na hora de dormir. Será que existe mesmo relação entre esses dois assuntos, frio e sono?

Por incrível que pareça, sim. "Ar seco e frio são os vilões da nossa respiração", diz Rúbia Nascimento, coordenadora do segmento de doença crônica do VitalAire. "Isso porque quando o frio e ar seco chegam nas vias aéreas, estimulam processos inflamatórios. Todos sofrem, mas principalmente alérgicos e asmáticos, uma vez que as inflamações são piores nesses pacientes."

É nesta época também que há muito mais propensão a resfriados, gripes, rinites e sinusites, já que por conta das baixas temperaturas tendemos a ficar em ambientes fechados, o que é um prato cheio para a proliferação de vírus e bactérias.

As inflamações engrossam as cavidades das vias aéreas, provocam inchaços. Portanto há menos espaço para o ar passar. Isso fica bem claro no caso de nariz "entupido", por exemplo, ou em quaisquer dos quadros de doenças citadas acima.    

Além disso, em grandes centros urbanos, não podemos subestimar o fator poluição. Neste clima, os poluentes ficam muito concentrados, não existe dispersão. O resultado? Piora da qualidade do ar que respiramos.

Frio x Sono x Apneia

Todos esses fatores prejudicam o fluxo de ar que circula no nosso sangue. E sem fluidez de oxigênio, fica praticamente impossível ter um sono tranquilo, mesmo entre aquelas pessoas chamadas "boas de sono". Sem a quantidade suficiente de ar, o organismo dispara alertas e provoca despertares e roncos. Algo muito semelhante a uma apneia do sono. Mas para muita gente será algo pontual.

O problema fica maior entre aqueles que já têm algum distúrbio do sono. "O paciente que já tem apneia do sono, por exemplo, percebe muito mais problemas no frio. O quadro se agrava, sem dúvida, no inverno", afirma Rúbia.

Para esses pacientes ainda há outro alerta da especialista. "As pessoas fazem muito mais ingestão de vinho e também de comidas calóricas, à noite. Essa combinação é péssima para quem tem apneia." A fisioterapeuta explica que as bebidas alcoólicas provocam um relaxamento da musculatura do pescoço e da garganta, dificultando a respiração. Enquanto que comer demais antes de dormir pode causar refluxo e indigestão, dois fatores agravantes de apneia.

Quem sofre de insônia, crianças e idosos também costumam reclamar mais nesta época. "São públicos mais vulneráveis a qualquer mudança externa, então é preciso todo cuidado."

Como dormir bem no inverno Como dormir bem no inverno

Cuidados gerais

Para prevenir problemas respiratórios e, assim, ter bons sonhos mesmo no frio, Rúbia dá dicas valiosas:

  • Manter sempre a casa ventilada e umidificada. "No frio, a tendência é fechar todas as janelas, mas o recomendável é pelo menos deixar frestas e passar pano úmido no chão todos os dias."
  • Evitar aglomerações. "Dar preferência para lugares onde haja troca de ar."
  • Lavar as mãos com uma frequência maior
  • Lavar as roupas de inverno, que ficaram guardadas o ano todo, antes de usar. "Essas roupas juntam muito pó e ácaro, que costumam provocar reação alérgica."
  • Manter-se bem aquecido. "Vale usar aquecedor de ar, desde que com boa manutenção e juntamente a um umidificador. O corpo frio é incômodo e dificulta o relaxamento importante para o sono."
  • Respirar pelo nariz. "Os pelinhos do nariz aquecem e umidificam o ar que entra no organismo. Quando respiramos pela boca, não há esse filtro e o ar chega às vias aéreas exatamente como está: frio e seco."
  • Tomar a vacina da gripe  

Se os problemas persistirem, não hesite em procurar um médico.   

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