Pular para o conteúdo principal

Viajar com CPAP: recomendações



 

Posso viajar de avião durante o meu tratamento para apneia do sono com CPAP? A resposta é: não pense duas vezes!

Equipamento de CPAP: pequeno e portátil

É fácil viajar com seu equipamento de CPAP – é pequeno e portátil – e é imprescindível não interromper sua rotina de tratamento.

Tudo que você precisa fazer é se preparar com uma certa antecedência.

Confira algumas dicas úteis para ajudar você a viajar com CPAP.

Viaje com todo conforto do seu tratamento!

Antes de partir, você deve:

Preparar uma lista dos equipamentos que precisa levar: sua máscara, suporte para a máscara, tubos de ar, cabo de alimentação elétrica, CPAP e umidificador (se necessário), além de uma extensão com várias tomadas se a tomada elétrica não estiver ao lado da sua cama. Sempre leve o CPAP na sua mala de viagem.

Verifique que tipo de tomada elétrica e tensão são usados no país que você pretende visitar, caso viaje para o exterior. Se forem diferentes do seu país, será necessário levar o adaptador correto. O CPAP pode ser usada em qualquer país, além disso, a maioria dos equipamentos são bivolts e se adaptam automaticamente à tensão adequada.

Leve as informações de contato do seu médico e do seu provedor de serviços de saúde, assim como sua prescrição ou receita médica e o Manual do Usuário do CPAP, caso ocorra alguma falha ou precise de algum item de reposição.

Esvazie toda a água do seu umidificador antes de embalá-lo.

Invista em um CPAP menor ou em um segundo equipamento ainda mais leve e portátil se você viaja frequentemente. Você também deve considerar a hipótese de adquirir acessórios sobressalentes para sua máscara e os tubos, assim como baterias externas e um cabo de alimentação adicional para ligar o CPAP, caso não haja nenhuma tomada elétrica no local.

Certifique-se de ter uma boa noite de sono, colocando seu CPAP na mala antes de partir para evitar qualquer sensação indesejada. Às vezes, os sintomas da apneia do sono podem reaparecer após uma única noite sem o CPAP. (1,2)

Posso viajar de avião com meu CPAP?

Sim – o CPAP é um dispositivo médico e você pode levá-lo com você na cabine. Muitas das companhias aéreas não incluem equipamentos de CPAP na cota de bagagem de mão. (3,5,6,7,8) Os CPAP são seguros para passar pelo controle de segurança.

Se desejar usar o CPAP durante o voo, pergunte à companhia aérea antes de reservar as passagens. Algumas delas talvez não permitam que você o utilize, mas a maioria permitirá se você informá-las com antecedência e tiver acesso a uma tomada elétrica ou bateria externa. O uso do umidificador não é autorizado dentro de aeronaves. (1,2,3,8)

Tenha em mente

 

  •  Tenha cuidado: é fácil danificar o equipamento CPAP durante deslocamentos;
  •  É perigoso usar oxigênio ao operar o CPAP com uma bateria, portanto não é recomendado;
  • Altas altitudes podem tornar o CPAP menos eficiente, mas ainda assim é aconselhável utilizá-lo;
  •  Mesmo se não houver uma tomada elétrica disponível, você poderá usar o equipamento caso tenha uma bateria por até 8 horas.

O efeito do “jet lag”

O efeito do “jet lag” (efeito do fuso horário/cansaço da viagem) faz com que o seu relógio biológico fique fora de sincronismo e perturbe seu ciclo do sono. Além disso, conforme envelhecemos, fica mais difícil se adaptar ao “jet lag”.

Saiba algumas maneiras para limitar os efeitos:

  •  Coma nos horários locais das refeições;
  • Ajuste seu relógio para o novo fuso horário assim que o avião aterrissar para ajudar você a se adaptar ao ritmo do seu destino;
  •  O dia será mais longo se você viajar na direção oeste, por isso tire uma soneca de manhã, mantenha-se exposto à luz e tome um banho morno à noite.

Referências

Manual do Usuário - Resmed - Battery Power Station II; 

Weaver TE et al. Relationship between hours of CPAP use and achieving normal levels of sleepiness and daily functioning. Sleep. Junho de 2007;30(6):711-9; 

3 Manuel de l’utilisateur, AirSense 10 AutoSet, ResMed (página 11); 

4 Manuel patient, S.BOX, Sefam (página 5); 

5 Manual do Usuário - Resmed Airmini (página 18); 

6 AirFrance - What can I take / O Que Posso Levar;

 7 Easyjet - Medicine medical conditions and equipment / Medicamentos, problemas de saúde, e equipamentos; 

8 Ryanair - The Carriage of Medical Equipment / Transporte de Equipamentos Médicos.