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Um sono de qualidade começa bem antes dos olhos fecharem

Alguns hábitos antes de dormir garantem um sono de qualidade

Entenda o que é higiene do sono

Você já ouviu falar em uma rotina de higiene do sono? Tão importante quanto escovar os dentes a cada refeição, lavar as mãos com frequência e tomar banho todos os dias - passos de uma adequada higiene pessoal - é praticar uma espécie de ritual para que a hora de dormir seja gostosa, tranquila e extremamente renovadora.

Marcos Veiga, coordenador de segmento - Apneia do Sono, do VitalAire, enfatiza a importância de adotar essa rotina mesmo entre quem não tem distúrbios de sono, mas principalmente para aqueles que já sofrem de insônia, apneia ou qualquer outro problema.

O corpo precisa se preparar para o descanso merecido e isso não acontece de um minuto para o outro. Aliás, ao contrário. O certo é adotar hábitos saudáveis desde a hora em que acordamos. Portanto, há pontos talvez mais demorados de serem aplicados porque demandam tempo e uma real mudança de vida. Mas há também pontos bem simples e que qualquer um pode e deve começar a fazer já!

Marcos nos ajudou a fazer a listinha abaixo. Sempre que a gente falar em higiene do sono, confira as dicas:

Medidas rápidas e simples

- Evite assistir a filmes e/ou programas ou ler livros muito impactantes poucas horas antes de deitar.
- Não consuma bebidas estimulantes como refrigerantes e café na parte da noite e dê prioridade a alimentos leves (como saladas e legumes) depois das 18h.
- Tome um banho quentinho.
- Alongue-se; espreguice-se.
- Faça uma automassagem nos ombros, pés, pernas. Isso ajuda a relaxar.
- Vá para a cama apenas quando já estiver com sono.
- Não leve o celular com você. Evite ao máximo acessá-lo durante esse ritual assim como antes de dormir. A luz do aparelho desperta e tira seu organismo do ritmo do sono.
- Compre um despertador. Muita gente justifica o fato de levar o celular pra cama por conta da hora de acordar. Isso, entretanto, pode atrapalhar porque com o celular perto é muito mais difícil não usá-lo nem que seja para checar "rapidinho" as redes sociais ou dar aquela última olhada no email.
- Leve para a cama um caderninho e uma caneta e anote tudo o que você precisa fazer no dia seguinte. Dica super simples que ajuda a acalmar bastante, sobretudo os mais ansiosos.

A prática de meditação pode melhorar a qualidade do sono

Medidas para uma total mudança de vida - e de sono:

- Procure dormir e acordar mais ou menos no mesmo horário todos os dias.
- Pratique exercício físico regularmente, mas atenção: se for à noite, é preciso que seja moderado para não acelerar o organismo e trazer mais adrenalina.
- Terapia e meditação podem ajudar muito a limpar a mente. A gente sabe que uma mente agitada e lotada de informações não contribui para um sono profundo e tranquilo.
- Controle sua respiração (yoga e relaxamento podem ajudar nesse caminho).

Lembre-se: na dúvida, procure orientação médica especializada para receber um diagnóstico preciso sobre o seu caso.