Pular para o conteúdo principal

Descubra como usar a ventilação mecânica em casa

30/11/2021 - 02:39 hs - Ventilação Mecânica
traqueostomia, umidificação, ventilação, ventilação mecânica

Solução é utilizada para apoiar pacientes com insuficiência respiratória

 

Utilizada para auxiliar a respiração de pacientes com insuficiência aguda ou crônica, a ventilação mecânica (VM) permite realizar as trocas gasosas, normalmente feita pela respiração espontânea.  Indicada como forma de assistência, o procedimento pode ser feito tanto em ambiente hospitalar quanto em ambiente domiciliar. 

A indicação é realizada via prescrição médica, já que se trata de um suporte  individualizado a fim de suprir as necessidades de cada um. Geralmente, a VM é utilizada em casos de reanimação cardiorrespiratória, lesões ou insuficiência do centro respiratório, fraqueza muscular respiratória e até na prevenção de complicações respiratórias mais graves.

Existem dois tipos de VM, sendo um deles considerado invasivo, em que o equipamento é conectado ao paciente por meio de um tubo endotraqueal ou traqueostomia. Já no modo não invasivo, o equipamento é conectado ao paciente com o uso de interfaces especiais.

Se o paciente apresentar estabilidade do quadro clínico, ele pode realizar o tratamento no conforto de sua casa, desde que receba o auxílio de cuidadores e/ou enfermeiros. A convivência e a participação da família proporcionam melhor qualidade de vida e redução do estresse emocional, além de possibilitar maior privacidade e facilidade para voltar a ter a sua independência funcional.

Vale lembrar que a residência deverá ser avaliada antes da alta hospitalar. Essa avaliação levará em consideração o espaço físico interno, largura das portas e corredores para mobilidade da cadeira de rodas, presença de escadas, condições da rede elétrica, quantidade e localização de tomadas, além das condições sanitárias da residência.

O ambiente também deverá ter boa iluminação, umidade e ventilação, e todos os móveis e pisos devem ser de fácil higienização. Podem ser necessárias algumas reformas antes da transferência do paciente, a fim de prover um atendimento adequado e seguro.

No processo de transferência para domicílio, é necessário que exista um envolvimento total da família e que se tenham condições emocionais e psicológicas suficientes para  o acolhimento do paciente, parcial ou totalmente dependente de suporte para vida em casa. 

O VitalAire oferece uma solução completa em ventilação mecânica domiciliar, que leva mais mobilidade e qualidade de vida aos pacientes. Para mais informações, entre em contato com nossos profissionais.

Tags: Oxigenoterapia Blog