Pular para o conteúdo principal

Inverno: a estação inimiga da boa noite de sono

15/08/2019 - 03:00 hs - Terapia Respiratória
noite de sono

O ar frio e seco pode atrapalhar a sua noite de sono

No inverno muitas pessoas apresentam dificuldade na hora de dormir, atrapalhando uma boa noite de sono. Será que existe mesmo relação entre esses dois assuntos, frio e sono?

Por incrível que pareça, sim. Ar seco e frio são os vilões da nossa respiração. Isso porque quando o frio e ar seco chegam nas vias aéreas, estimulam processos inflamatórios. Todos sofrem, mas principalmente alérgicos e asmáticos, uma vez que as inflamações são piores nesses pacientes.

É nesta época também que há muito mais propensão a resfriados, gripes, rinites e sinusites, já que por conta das baixas temperaturas tendemos a ficar em ambientes fechados, o que é um prato cheio para a proliferação de vírus e bactérias.

As inflamações engrossam as cavidades das vias aéreas, provocam inchaços. Portanto há menos espaço para o ar passar. Isso fica bem claro no caso de nariz "entupido", por exemplo, ou em quaisquer dos quadros de doenças citadas acima.   

Além disso, em grandes centros urbanos, não podemos subestimar o fator poluição. Neste clima, os poluentes ficam muito concentrados, não existe dispersão. O resultado? Piora da qualidade do ar que respiramos.

Frio x Sono x Apneia

Todos esses fatores prejudicam o fluxo de ar que circula no nosso sangue. E sem fluidez de oxigênio, fica praticamente impossível ter um sono tranquilo, mesmo entre aquelas pessoas chamadas "boas de sono". Sem a quantidade suficiente de ar, o organismo dispara alertas e provoca despertares e roncos. Algo muito semelhante a uma apneia do sono. Mas para muita gente será algo pontual.

O problema fica maior entre aqueles que já têm algum distúrbio do sono. O paciente que já tem apneia do sono, por exemplo, percebe muito mais problemas no frio. O quadro se agrava, sem dúvida, no inverno.

Para esses pacientes ainda há outro alerta da especialista. "As pessoas fazem muito mais ingestão de vinho e também de comidas calóricas, à noite. Essa combinação é péssima para quem tem apneia. As bebidas alcoólicas provocam um relaxamento da musculatura do pescoço e da garganta, dificultando a respiração. Enquanto que comer demais antes de dormir pode causar refluxo e indigestão, dois fatores agravantes de apneia.

Quem sofre de insônia, crianças e idosos também costumam reclamar mais nesta época. "São públicos mais vulneráveis a qualquer mudança externa, então é preciso todo cuidado."

Cuidados gerais

Para prevenir problemas respiratórios e ter uma boa noite de sono mesmo no frio, seguem algumas dicas valiosas:

  • Manter sempre a casa ventilada e umidificada. No frio, a tendência é fechar todas as janelas, mas o recomendável é pelo menos deixar frestas e passar pano úmido no chão todos os dias; 
  • Evitar aglomerações. Dar preferência para lugares onde haja troca de ar; 
  • Lavar as mãos com uma frequência maior;
  • Lavar as roupas de inverno, que ficaram guardadas o ano todo, antes de usar. Essas roupas juntam muito pó e ácaro, que costumam provocar reação alérgica;
  • Manter-se bem aquecido. Vale usar aquecedor de ar, desde que com boa manutenção e juntamente a um umidificador. O corpo frio é incômodo e dificulta o relaxamento importante para o sono;
  • Respirar pelo nariz. Os pelinhos do nariz aquecem e umidificam o ar que entra no organismo. Quando respiramos pela boca, não há esse filtro e o ar chega às vias aéreas exatamente como está: frio e seco;
  • Tomar a vacina da gripe.

Se os problemas persistirem, não hesite em procurar um médico.  

ASSISTÊNCIA MÉDICA DOMICILIAR

Inúmeras pessoas no mundo todo apresentam dificuldade para respirar e para manterem-se saudáveis. O que a maioria de nós considera normal no dia a dia, pode ser, de fato, um desafio para outros. Por esta razão, a Air Liquide Healthcare acredita que as terapias respiratórias e de infusão são muito importantes.

Por meio de sua Assistência Médica Domiciliar e por meio das nossas VitalClinics, e em conformidade com as diretrizes internacionais de orientações clínicas, a Air Liquide Healthcare cuida de pacientes portadores de doenças crônicas, tais como:

  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
  • Apneia do Sono Obstrutiva (ASO) e outros distúrbios respiratórios do sono
  • Insuficiência respiratória crônica

Pelo fato de possibilitar e auxiliar a administração de medicamentos em domicílio, a Air Liquide Healthcare contribui para o gerenciamento de terapias de infusão ao redor do mundo* para:
* ainda não disponível no Brasil

  • Diabetes
  • Doença de Parkinson
  • Hipertensão Pulmonar
  • Diferentes tipos de cânceres
  • Deficiência Nutricional
  • Dor
  • Imunodeficiência e outras doenças

Mas o que seria das terapias adequadas sem um conjunto completo de serviços que foram desenvolvidos visando o conforto, a segurança, a necessidade de apoio do paciente, e a preocupação com o próximo? A Air Liquide Healthcare oferece, 24 horas por dia, 7 dias por semana: total assistência, apoio pós-alta hospitalar, bem como programas de apoio ao paciente e treinamento sobre equipamentos médicos.

A sua dedicada equipe de farmacêuticos, enfermeiros, nutricionistas e técnicos trabalha em estreita relação com os médicos a fim de proporcionar os melhores cuidados ao paciente, melhorando, assim, a sua qualidade de vida.