Pular para o conteúdo principal

Posso viajar com meu equipamento de CPAP?

26/12/2019 - 03:48 hs -
viajar_cpap_vitalaire_aviao

Vai viajar de avião, saiba o que fazer com o seu equipamento de CPAP, o que pode ocorrer quando fizer o check-in, na alfândega e a bordo?

Posso viajar de avião com o meu CPAP? Na verdade a pergunta deveria ser: “quais são as condições ideais para usar o meu CPAP durante o voo?”

Antes de qualquer coisa, se o seu médico receitou tratamento de CPAP, é porque você precisa dele. Portanto, o objetivo é levar o seu equipamento como bagagem de mão. Você poderá precisar dele e a baixa pressão de ar no interior da aeronave pode interferir na regulagem do equipamento.

Quando for fazer a reserva de sua passagem, informe-se sobre a política da companhia aérea com relação ao uso do equipamento de CPAP durante o voo. Mesmo sabendo que a tripulação das companhias aéreas está cada vez mais habituada a lidar com a apneia obstrutiva do sono, dependendo da companhia aérea, você poderá ou não usar o seu equipamento de CPAP a bordo, usufruindo do fornecimento de energia da aeronave ou da sua própria bateria.

CPAP na alfândega

No caso de voos internacionais, você deverá certificar-se, com antecedência, se o seu equipamento atende os padrões e normas do país de destino. No geral todos os modelos mais modernos atendem.

Quando for passar pela alfândega, facilite o quanto possível o trabalho dos agentes:

  • Tenha à mão o seu receituário médico e outras informações sobre o seu equipamento.
  • Coloque uma etiqueta com seus dados na sua maleta de CPAP.
  • Tenha em mãos o manual fornecido pelo fabricante/distribuidor comprovando que o seu equipamento de CPAP pode ser utilizado a bordo.

Para proteger o seu equipamento de CPAP durante o escaneamento, recomendamos colocá-lo em um saco plástico para protegê-lo contra germes e danos. Os agentes alfandegários sempre inspecionam os equipamentos eletrônicos em busca de explosivos.

Você já está a bordo da aeronave? Então você já passou pela parte mais difícil. A única coisa a fazer agora é ter à mão a sua própria bateria e um adaptador, caso o seu equipamento de CPAP não converta automaticamente a tensão disponível na aeronave. Recomendamos evitar de utilizar o umidificador durante o voo, para evitar derramar água no seu equipamento e danificá-lo.

Evite ingerir bebidas alcoólicas e cafeinadas durante o voo e não se esqueça de levar protetor auricular e tapa olhos para poder dormir mais tranquilamente. Para desfrutar melhor da sua soneca ou de uma noite de sono, se possível evite sentar na poltrona do corredor. Reserve sempre o assento da janela, assim ninguém irá perturbá-lo pedindo passagem.

E lembre-se, atenção ao retirar a mala do cpap do bagageiro, pois o seu colega de poltrona pode ser usuário de CPAP também. Acredite, já tivemos relatos de pacientes que tiveram os equipamentos de CPAP’s trocados!

Tags: Cpap

Read more articles