Pular para o conteúdo principal

Distúrbios do Sono - FAQ

dúvidas, dúvidas frequentes, apneia do sono, vitalaire, airliquidehealthcare

Informações

DOCX - 297.78 KB

Download

Qual o significado da palavra CPAP?

Se trata da abreviação a sigla americana para “Continuous Positive Airway Pressure” que traduzida fica “Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas”. E é também o nome do equipamento usado no tratamento da Apneia do Sono.

O equipamento para apneia, proporciona aos usuários a terapia respiratória do sono que quando bem adaptada devido ao acompanhamento próximo de nossos especialistas, ver diversos benefícios para a saúde!

Como funciona o equipamento de CPAP?

O CPAP é um aparelho eletrônico, bivolt automático, que funciona gerando fluxo de ar de forma contínua que é entregue via o tubo de ar e máscara, para as vias aéreas respiratórias do usuário, mantendo-as abertas e assim solucionando a obstrução que aconteceria no caso de apneia ou hipopneia (fechamento total ou parcial na região da glote e epiglote, ou garganta).

Assim o CPAP mantém o fluxo de ar normal nas vias aéreas durante o sono, garante que o oxigênio seja fornecido da forma correta para os pulmões para que o coração distribua esse sangue devidamente oxigenado pelo organismo durante toda a noite, e portanto melhora os sintomas e efeitos colaterais da apneia do sono. Assim o usuário de CPAP atinge muito mais saúde através da boa qualidade de sono, que influência diferente na qualidade de vida.

Quais os tipos de CPAP?

CPAP básico:  é uma opção básica como o próprio nome já diz, com escolha de uma única pressão fixa, sendo eficiente e funcional para tratar a apneia do sono usando um aparelho para mais econômico. Geralmente, estes modelos de CPAP não transmitem todos os dados da terapia respiratória que são necessários para o monitoramento durante todo o tratamento. Outro fator é que para seu melhor uso, o ideal é que sejam configurados de acordo com a pressão fixa determinada pelo exame de Polissonografia.

CPAP com pressão fixa com alívio expiratório: é uma opção intermediária do aparelho para o tratamento da apneia do sono. No geral, esses modelos também enviam uma pressão de ar fixa para as vias aéreas respiratórias do usuário, e já possuem recursos de conforto, como por exemplo, o alívio de pressão expiratória, armazenam os dados importantes da terapia que são necessários para o monitoramento, para análise do tratamento pelo seu médico e consultor de terapia respiratória VitalAire.

CPAP automático: é versão mais completa e também mais moderna do equipamento para tratar a apneia do sono. Seu motor é mais inteligente, e trabalha para identificar a pressão de tratamento mais ideia a cada ciclo respiratório, através de um algoritmo baseado no  padrão respiratório do usuário e também na resistência de ar na máscara. Nesse formato, o aparelho ajusta a pressão de tratamento de maneira automática durante toda a noite de sono, e busca enviar a menor pressão necessária para manter as vias aéreas respiratórias desobstruídas, para evitar desconfortos.

Conforme indicação médica, em alguns casos específicos, esse modelo automático, pode ser indicado para dispensar a necessidade da realização de outro novo exame de Polissonografia para Titulação da pressão de CPAP, em prol de agilizar o tempo e reduzir custos.

Como saber se eu preciso usar o CPAP?

Não esqueça de questionar seu médico quanto ao modelo mais indicado para você. Uma vez diagnosticada a Apneia Obstrutiva do Sono, através do diagnóstico médico e resultado do exame do sono, chamado de exame de polissonografia, é indicado iniciar a terapia respiratória com pressão positiva, o CPAP, que deve ser usado durante toda a noite de sono. Em pessoas diagnosticadas com a Apneia Obstrutiva do Sono, um dos principais sintomas é o ronco. E outros sinais e sintomas frequentes também, são:

Dor de cabeça e boca ressecada ao acordar, ou até mesmo referir engasgos noturnos;.

  • Sonolência excessiva durante o dia, mesmo após  ter dormido a noite inteira.
  • Fadiga;
  • Hipertensão e hipertensão refratária de difícil controle (difícil de tratar, mas tomando medicação);
  • Perda de memória;
  • Dificuldade para emagrecer e até ganho de peso.
  • Dificuldade de concentração;
  • Ronco alto;
  • Redução do desejo sexual;

Se você apresentar algum desses sintomas, ou mesmo diversos deles, deve procurar um médico especialista em sono, como por exemplo, otorrinolaringolista, pneumologista, neurologista, psiquiatra, cardiologista ou mesmo um clínico geral especializado em medicina do sono.

O que é exame do sono ou exame de polissonografia?

O exame indicado para identificar distúrbios do sono é denominado Polissonografia. Pode ser realizado em clínicas, hospitais ou até mesmo em domicílio.

De acordo com os sinais e sintomas, o médico especialista pode vir a prescrever o exame em duas etapas: 

Primeiramente o exame de Polissonografia basal e sendo diagnosticada a apneia do sono com indicação do tratamento de Cpap, no segundo momento, a Polissonografia para Titulação da pressão do CPAP. 

O exame de polissonografia basal é indicado para diagnosticar qualquer um das centenas de distúrbios do sono, e consiste na instalação de eletrodos e sensores em partes específicas do corpo, para assim gravar e permitir a análise da atividade cerebral e muscular durante os diversos estágios do sono. 

Agora, o exame de polissonografia para titulação de pressão é realizado via um aparelho CPAP ou BiPAP programado no modo automático para buscar encontrar a pressão ideal de tratamento, ou seja, quanto será necessário para manter as vias aéreas respiratórias abertas por todo o período do exame que reproduz uma noite de sono.

Através do resultado desse exame de polissonografia, o médico é tem mais facilidade em diagnosticar a apneia do sono e em seguida qual o tipo de tratamento e no caso do Cpap, qual o tipo de aparelho para tratar a apneia do sono é o mais recomendado para o início da sua terapia.

O que é preciso saber antes de iniciar o uso do equipamento de Cpap?

Antes de simplesmente adquirir um Cpap é fundamental conversar com o médico de sua confiança, e com um de nossos especialistas que são consultores de terapia respiratória altamente qualificados e especializados na área, para assim obter o auxílio imprescindível na escolha do equipamento com melhor custo benefício, bem como na escolha da máscara mais adequada para seu tipo de rosto, além dos cuidados com o Cpap e acessórios indicados para cada caso.

De acordo com a literatura científica e fisiologia respiratória, o tipo de máscara mais usada e sugerida pelos médicos para o tratamento da apneia do sono é a que chamamos de máscara nasal nasal. Porém é preciso avaliar cada pessoa individualmente para utilizar qualquer tipo de máscara com o seu CPAP, já que por exemplo, é importante verificar como está a respiração pelo nariz. Existe a possibilidade de que a respiração que acontece pelas narinas esteja prejudicada por desvio de septo, rinites ou sinusites que favorecem a ocorrência de congestões nasais, assim uma avaliação do médico otorrinolaringologista pode ser necessária, e até mesmo ser preciso adaptar uma máscara oronasal, ou facial, para tratar a apneia do sono nesse caso.

Devo comprar ou alugar o Cpap?

O mais indicado é testar e se adaptar o Cpap antes de  adquirir, para isso o VitalAire criou planos de adaptação exclusivos que contam com facilidades e comodidades de acordo com sua preferência para assim garantir a adaptação ao Cpap e o seu uso correto ao longo da vida. 

A Apneia do sono se trata de uma doença crônica e evolutiva, portanto após a fase de adaptação é importante ter em mente que o uso do Cpap deve ser feito ao longo da vida, para que seus benefícios sejam garantidos constantemente, por isso a melhor forma de usar o Cpap por o longo período em que é necessário é através dos planos Premium, Conforto ou Plus, que contam com inúmeras vantagens que só quem é líder no segmento é parceiro mundial dos fabricantes como o VitalAire, pode te oferecer, confira:

vitalaire.com.br/vital-programa-adaptacao-acompanhamento-cpap

Dicas para uma melhor adaptação ao Cpap:

Para obter o kit (Cpap+Máscara+Acessórios) ideal e personalizado para o seu tratamento da apneia do sono, é melhor contar como atendimento de um consultor de terapia respiratória especializado que somente o VitalAire oferece para você. Nossa equipe está sempre completamente a sua disposição para garantir o melhor aproveitamento de sua terapia respiratória com Cpap. Estamos estrategicamente instalados em todas as regiões do Brasil e do mundo. São mais de 16 Vitalclinics prontas para te receber e te acolher neste momento em que muitas dúvidas surgem e precisam ser esclarecidas e sanadas para sua melhor qualidade de sono e de vida. Estamos disponíveis também por todos os canais on-line, como WhatsApp, teleatendimento e e-mail para lhe atender, sanar dúvidas, fornecer os dados do tratamento e sinalizar a necessidade de ajustes. Entre em contato conosco e descubra uma vida nova, com mais disposição, através do uso correto do Cpap para tratar a Apneia do Sono. Nossos consultores de terapia respiratória são altamente capacitados para configurar o aparelho de Cpap no mínimos detalhes, com ajustes finos que fazem a diferença na sua adesão ao tratamento. Tudo isso com o melhor custo benefício do país e vantagens exclusivas.

Agende agora: vitalaire.calendrier.com.br/

O que fazem nossos Consultores Especializados em terapia respiratória?

  • Ajustes adequados para os equipamentos de Cpaps com pressão fixa de acordo com o resultado do seu exame de Polissonografia e indicação médica.
  • Ajustes corretos dos aparelhos de Cpap automáticos, para que você se sinta seguro para montar o aparelho de Cpap para tratar sua apneia de forma correta e te ensinam ajustar a máscara no rosto. Conte sempre conosco para tirar dúvidas a qualquer momento.
  • Treinamento e orientação correta de como utilizar o umidificador do seu aparelho CPAP, e até mesmo a avaliação da necessidade do usos desse acessório, que gera muito mais conforto para sua terapia. Assim você pode ter uma boa noite de sono.
  • Orientações personalizadas como posicionar seu CPAP na cama para o máximo de conforto durante o uso. 
  • Avaliam o seu período de adaptação de perto, através do telemonitoramento do aparelho de Cpap para tratamento da apneia, realizam até mesmo ajustes a distância, além de monitorar sua terapia e contribuir para molhar o uso do equipamento.
  • Nossos consultores em terapia respiratória ainda irão ensinar a você o que é a Higiene do Sono. basicamente são dicas de como dormir melhor que servem para todas as pessoas, usuários de CPAP ou não.
  • Também ensinam você a realizar a higienização correta dos acessórios para evitar alergias e infecções e aumentar a vida útil do seu aparelho e máscara. E também orientam e sinalizam as trocas periódicas dos acessórios, zelando sempre pela sua segurança no uso do Cpap.
  • Avaliam e demonstram sobre o uso do travesseiro apropriado. Em especial para os usuários de máscaras faciais ou mais volumosas, existe um travesseiro que acomoda melhor a máscara em ambos os lados e permita a melhor movimentação na cama ao dormir de lado e até de mesmo de bruço.

 

Enfim, sabemos tudo sobre o que é fundamental para o sucesso do tratamento da apneia do sono com Cpap. Para isso, realizamos treinamentos frequentes entre toda nossa equipe que conta com milhares de profissionais altamente capacitados, pois é nossa equipe é formada por pessoas que amam cuidar.

Agende seu atendimento ou teleatendimento e sinta a diferença de nosso atendimento de excelência como todo ser humano merece e precisa para ter sucesso nessa empreitada do uso do Cpap.

Meu ronco vai acabar quando eu usar o CPAP?

Claro, com certeza!! O ruído do ronco é gerado pela excesso de vibração dos tecidos das vias aéreas, como na garganta, que acontece quando o ar é forçado a passar por essa região colapsada e obstruída ou mesmo, semi obstruída. Isso se dá, basicamente, após o sistema nervoso detectar a falta de respiração adequada e enviar um estímulo impulso fazendo a pessoa respirar mais forte.

O fluxo contínuo de ar fornecido pelo Cpap para tratar a apneia mantém a passagem de ar na região das vias respiratórias mesmo quando ocorre o relaxamento excessivo dessa musculatura da garganta.

É obrigatório a prescrição ou receituário médico para poder utilizar o Cpap?

Para nós do VitalAire que atuamos há mais de 50 anos pelo mundo todo cuidando de milhões de pacientes, a sua saúde é a coisa mais séria que existe, portanto sempre fornecemos nossos serviços de forma altamente diferenciada e de acordo com a prescrição ou receituário médico. O VitalAire é uma atividade da Air Liquide Healthcare, presente em 35 países e que preza pela segurança de seus pacientes e equipes sempre em primeiro lugar. Assim é altamente recomendável que se procure um médico especialista em sono e que realize o exame de Polissonografia  e adaptação de Cpaps de acordo com a indicação médica. Se alguma empresa está vendendo o CPAP sem prescrição médica, provavelmente ela não está preocupada com a sua saúde.

Diferentes tipos de apneia do sono podem ocorrer, como a apneia central, e sua gravidade e  intensidade podem variar muito, portanto o exame e a avaliação médica são fundamentais para o tratamento sério e adequado. O VitalAire tem excelente relacionamento e respeita muito, os grandes profissionais, heróis como os são os profissionais de saúde, assim seguimos a risca a recomendação médica para o uso do CPAP e máscara, indicados para a sua terapia do sono.

O CPAP é a cura para a Apneia do Sono?

Não é bem assim, o Cpap somente trata a apneia do sono quando usado de forma correta na maioria das noites de sono, e se o uso do Cpap for interrompido a apneia do sono não estar mais tratada. Lembre-se de que a apneia do sono é classificada como uma doença crônica e evolutiva, relacionada com diversas doenças cardiovasculares. Algumas mudanças de hábitos, como tratar a obesidade, combater alcoolismo ou tabagismo, também podem contribuir para a melhoria da apneia do sono. Sabemos ainda que existem medicamentos que causam extremo relaxamento muscular e podem influenciar negativamente na apneia do sono.

Até o momento, entretanto, a apneia conta com outros tratamentos disponíveis, mas que atualmente são pouco eficazes, e alguns podem ser invasivos e dolorosos, logo, tudo depende do critério e avaliação do médico, já que não existe uma “receita de bolo” pois a devida indicação médica varia de pessoa para pessoa. 

O CPAP é classificado como método não invasivo e tem se mostrado eficiente no tratamento da apneia do sono desde a grave (maior de 30 eventos de apneia e hipopneia por hora de sono), moderada (entre 15 e 30 eventos de apneia e hipopneia por hora de sono) até mesmo a leve (de 5 a 15 eventos de apneia ou hipopneia por hora de sono).

Onde comprar CPAP?

Se mesmo com a opção dos planos de adaptação exclusivos do VitalAire, você prefere comprar o Cpap, saiba que temos as melhores opções, com o portfólio mais completo e melhores valores do país. 

Muitas opções online e está em dúvida sobre qual a melhor para você? Nosso time de especialistas pode tirar suas dúvidas e ajudar nesta escolha.

Antes de comprar, tenha certeza que escolheu a melhor opção! Vamos agendar uma visita para que você possa conhecer melhor nossa infraestrutura, diferenciais e proposta 

Não sabe por onde começar? Comece conversando com nosso especialista do segmento de tratamento da Apneia do Sono com Cpap para que ele possa entender a sua necessidade e orientá-lo dar  melhor escolha. 

O VitalAire tem um compromisso  com o seu sucesso no tratamento com Cpap para Apneia do Sono, por isso antes de enviar um orçamento queremos entender sua necessidade. Agende uma visita sem compromisso!